Matrix dentro da Matrix: pedagogia contra cópia funciona?

Game Dev Tycoon™ é um jogo de simulação da indústria dos games, disponível para Windows, Mac e Linux por US$ 7,99 (algo como R$ 15,00 – o preço de um PF). Neste jogo você tem a oportunidade de refazer a história da indústria dos games tendo a sua própria produtora direto dos anos 80. Você pode criar sucessos comerciais, pesquisar novas tecnologias, inventar novas maneiras de se jogar (Kinect???) e, quem sabe, ser o deus da indústria ( talvez um Kojima, um Gabe ou até um Miyamoto),  e ganhar toneladas de fãs.

imagem

A produtora deste game, a Greenheart Games, tomou uma atitude fora do comum e até certo ponto, única: minutos após o game estreiar, ela liberou uma versão crakeada para os torrents da vida. Completamente disfarçada – com descrição imitando os piratas e tudo mais.

Pouco tempo depois, os clientes de torrents já estavam cheio de pessoas ao redor do mundo baixando as 3 versões existentes.

A versão pirateada (ou crakeada) é quase idêntica à versão oficial. Não fosse uma coisa. Ao longo do jogo, quem estivesse usando essa versão obscura e começasse a obter lucros com a produtora virtual receberia uma mensagem inusitada dizendo que o jogo deles estava sendo pirateado no mercado negro e que as vendas do jogo oficial estavam caindo. E mais, que se os jogadores não comprassem a versão legal a produtora iria falir mais cedo ou mais tarde. Era inevitável. Um tapa com luva de pelica da cara dos aproveitadores reais. A intenção do fundador da Greenheart Games era colocar um espelho na cara do jogador e fazê-lo sentir na carne (virtual) o que a pirataria pode fazer com um estúdio de games.

Aos poucos, os recursos financeiros da produtora (dentro do jogo) diminuiria e os novos jogos que eles criassem teriam uma probabilidade maior de serem pirateados. O final deste caminho iria se tornar óbvio em poucos segundos: falência, ruína, doomsday.

priate-message

Curiosamente, nos fóruns da vida, os produtores (reais) da Greenheart Games encontraram alguns comentários inusitados, como esse abaixo, que em uma rápida tradução diz: “Eu não consigo avançar… SOCORRO! Pessoal, meus jogos estão sendo pirateados. Estou na geração do Xbox 1 e PS2 e meus jogos não vendem mais que 100 mil cópias. Na geração 8-bits, eu vendia facilmente 1 milhão de cópias e lucrava muito. Hoje, não mais. Tem alguma maneira de se evitar essa pirataria lazarenta? Dá pra pesquisar alguma coisa sobre DRM? […] Isso só se eu fizer um jogo nota 10. Se eu fizer um meia boca, até consigo um certo lucro. […] O que fazer? Não tem sentido fazer uma nova engine revolucionária porque o jogo vai ser pirateado novamente”.

Outro usuário foi ainda mais longe… “Por que tanta gente pirateia os jogos? Isso está me arruinando! […] Existe alguma maneira de se evitar isso? Mudar de plataforma (PS2 para Xbox) não ajuda em nada”.

Fonte e notícia completa: http://www.eggnostics.com.br/2013/04/dentro-da-matrix-pirataria-contra-pirataria/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *